terça-feira, 8 de maio de 2012

BAZAR DE TROCA SUSTENTÁVEL



Em sua primeira edição, o BAZAR DE TROCA SUSTENTÁVEL acontecerá no Centro de Educação Multicultural, sede da Aliança pela Misericórdia, no dia 11 de maio de 2012 (sexta), das 17h às 21h. O evento tem por objetivo reunir e apresentar obras de artistas, artesãos e produtores de arte locais, de forma a criar um intercâmbio entre estes atores e todos os envolvidos, favorecendo a formação de uma rede; e apresentar os resultados das oficinas dos Projetos: EstampArtes e Produção Alternativa e o desfile do Moda Sustentável, com Modelos do Bairro.
               




“Um artesão que não mostra seu trabalho, um compositor que não tem suas músicas gravadas, um artista visual que não mostra sua arte, portanto são obras que não atingem seu potencial de consumo. Sob o enfoque econômico, é um fluxo incompleto, encerra-se em si. Não circula, portanto, não chega aos outros. Isso é insustentável para qualquer bem ou serviço da economia, pois o que é consumido estimula a oferta, para a cultura é muito pior, porque os bens e serviços culturais que não circulam deixam de transmitir suas mensagens e seus valores”. (ANA CAROLINA FONSECA, 2006).

E quem chega? Morador, designer, visitante, agente envolvido com cultura, você... Basta chegar e trocar! Este evento servirá como projeto piloto para o escambo na Serra da Misericórdia. Começaremos com a troca de roupas, acessórios, mobiliários, música e arte em geral! Que tal trocar música por uma poesia? Ou aquela blusa surrada por um lindo cachecol, e além de tudo, ter a possibilidade de adquirir um produto exclusivo do bairro?


OBJETIVOS

§  Estimular “as trocas” culturais e sociais entre os moradores do bairro do Complexo da Penha;
§  Inserir os conceitos de consumo consciente;
§  Gerar fundos para a manutenção do projeto “CEM – Centro de Educação Multicultural”;
§  Estimular o desenvolvimento local através da troca de mercadorias;
§  Apresentar soluções para a problemática da distribuição da arte.


PROGRAMAÇÃO

17:00 Concentração e apresentação
18:00 Roda de Capoeira
18:30 Oficina de Customização com Aline Cristina / Oficina de construção de instrumentos reciclados com Ciro kastrup
20:00 Desfile Moda Sustentável – Projeto Moda Sustentável
20:30 Música Ciclo Natural e Improviso Musical com convidados
21:00 Final: Projeções de Vídeos e Fotografias

O que acontece durante todo o evento:
Bazar de Troca ; Venda de roupas customizadas ; Venda de Caldos, Salgados e Doces; Exposição de Fotografias e Telas; Oficinas de Customização; Graffiti e Intervenções.


ALIANÇA PELA MISERICÓRDIA

A Aliança pela Misericórdia vem desenvolvendo atividades com uma proposta sócio-cultural-ambiental, por meio de oficinas de arte-educação, palestras, eventos e feiras, trabalhos em grupo e movimentos em favor da preservação da Serra da Misericórdia. Nos últimos meses, trabalhamos intensamente na estruturação do CEM - Centro de Educação Multicultural, um espaço físico que funcionará como sede do grupo para a realização de oficinas e ponto de apoio para o trabalho de preservação. E para a continuação das atividades o grupo conta com apoio de voluntários, e instituições parceiras.


INFORMAÇÕES
www.aliancapelamisericordia.blogspot.com


CONTATOS
Tel.: 21 4108-0258 











Nenhum comentário:

Postar um comentário