quinta-feira, 31 de maio de 2012

Bazar e Desfile de Moda Sustentável no Complexo da Penha


Para a Aliança pela Misericórdia a sustentabilidade não está somente ligada á Reciclagem (Na confecção de roupas e utensílios domésticos), está também relacionada ao reaproveitamento da energia hídrica (água da chuva), Elétrica (Paíneis solares), e Eólica (Geradores de energia captada do vento), e também é necessário a diminuição da produção de resídos sólidos (Lixo). Uma alternativa é pode ser o reaproveitamento para o mercado de Arte.




Nessa perspectiva foi criado o Bazar de Troca Sustentável - um evento, um espaço, um encontro e ou uma exposição, tudo baseado no conceito de Sustentabilidade. O Desenvolvimento econômico baseado no equilíbrio entre as dimensões ecológica, social e econômica. Representa o potencial para uma nova abordagem do setor privado em relação ao desenvolvimento criando negócios rentáveis que, simultaneamente, elevam a qualidade ao mundo, respeitam a diversidade.




A primeira edição do Bazar aconteceu no dia 11 de Maio e contou com a participação de diversos artistas locais e diversas atividades:


Roda de Capoeira
Primeira turma do Grupo Terra da Serra da Misericórdia
Mestre Mintirinha / Instrutores: Alisson e Patricia Pinheiro.



 
 











Exposição de Fotografias: “Olhares” de Allan Lucas.
Fotografias Artísticas na Serra da Misericórdia e arredores, retratando o cotidiano das comunidades com um olhar sensível as potencialidades ali existentes. “Allan Lucas é uma jovem de 21 anos, fotografo altodidata, sempre sintonizado com o que está ao redor, fascinado pelas sutilezas, gosta de exaltar o mundo despercebido com seus registros.








Exposição de telas: ‘‘Fragmentos’’ por Mario Band´s
Artista Interventor, Diretor de Artes da Candeeiro – Produção Cultural e membro idealizador do Projeto Aliança pela Misericórdia, mário acredita na idéia do reaproveitamento de objetos e materiais recicláveis que são descartados sob a forma de lixo doméstico e podem virar Arte.




                          




Desfile de Moda Sustentável
O resultado da primeira fase do Projeto Moda Sustentável, desenhado pela artesã e estilista altodidata Aline Cristina, que percebeu no descarte (lixo) material sustentável, e mostrou arte atravéz da moda. As roupas foram customizadas pela artesã com parceria de artistas locais, e o desfile contou com lindas modelos do Bairro.


 




 

                               




  





- Exposição de Instrumentos Músicais feitos com materiais Reciclaveis – Ciclo Natural
A proposta foi levar o participante a vivência com novos sons e possibilidades de construção harmônica de novos intrumentos, que além de trazaer uma novo conceito de som e linguagem, estimulado a reciglagem.




O evento foi aberto com uma linda roda de capoeira do grupo Terra - núcleo Aliança pela Misericórdia. Houve exposição pemanente de produtos e brindes customizados, e muita troca entre os participantes, estilumando a sustemtabilidade local e o intecanmbio entre artistas.

 




Fotos: Allan Lucas




Nenhum comentário:

Postar um comentário