terça-feira, 26 de junho de 2012

Projeto prevê a recuperação de parte da Serra da Misericórdia


Em 2010, ongs e moradores realizaram o movimento "Lago é Nosso!" (Foto: Maycon Brum)
A luta pela salvação da Serra da Misericórdia – que ocupa cerca de 44 km2 na zona norte da cidade do Rio de Janeiro – conquistou um novo capítulo no dia 20 de junho durante a Rio+20. O Ministério das Cidades, a Caixa Econômica Federal e a prefeitura do Rio de Janeiro asseguraram o investimento de R$ 15 milhões para construção do Parque Urbano da Serra da Misericórdia.
O projeto pretende recuperar 240 hectares de áreas verdes, com o cerceamento do parque, implantação de infraestrutura, equipamentos esportivos e de lazer e construção de Polos de Atividades Sociais com a criação de um lago artificial.
A Serra da Misericórdia estende-se por 27 bairros do subúrbio carioca: Cascadura, Complexo do Alemão, Del Castilho, Engenho da Rainha, Madureira, Olaria, Penha, Vista Alegre e muitos outros.
Desafios
A criação do parque Urbano da Serra da Misericórdia não corresponde as necessidades e potencialidades locais para salvar a região – bastante degradada pelo desmatamento decorrente da ocupação residencial e industrial.
A Verdejar – organização social que luta há mais de uma década pela revitalização e reflorestamento da região – aponta que o Maciço da Serra da Miséricordia e as pedreiras – responsáveis pela exploração mineral desenfreada – não foram incluídas no projeto apresentado.
Outro desafio é garantir que a gestão do projeto seja realizada por entidades locais com participação popular.
Soluções Jovens
Assim como a Verdejar e o CEM – Centro de Educação Multicultural, EFETA e Raízes em Movimento – muitas organizações que compõe o Comitê de Desenvolvimento Local da Serra da Misericórdia e a Aliança pela Misericórdia lutam pela salvação da Serra da Misericórdia. Um dos projetos sociais realizados recentemente na região foi o Solução Jovem, que teve como mote a preservação da Serra.
Através do projeto, realizado pelo Instituto Raízes da Tradição, Universidade da Juventude e Peace Child, moradores e jovens lideranças do 6o Congresso Mundial de Juventude se uniram para dialogar, festejar e realizar ações (Action Projects!) em algumas regiões da Vila Cruzeiro, uma das comunidades que integram a serra.

#Misericordiaenossa!
Você também pode contribuir com o reflorestamento da região. Faça parte dessa corrente! Compartilhe essa causa com a sua rede de amigos e parceiros.


Fonte: Info Jovem


Nenhum comentário:

Postar um comentário