Projetos


Os projetos que desenvolvemos estimulam o resgate e valorização da cultura local, favorecendo o protagonismo, estimulando o empoderamento e o exercício da cidadãnia. Na prática, realizamos oficinas arte-educativas e de cunho ambiental, além das ações como palestras, dinâmicas, exposições, mutirões, trilhas interpretativas e fomento da produção artística com materiais reutilizados.



Foto: Allan Lucas


Visamos desenvolver ações envolvendo arte, cultura e meio ambiente, a favor da preservação da SERRA DA MISERICÓRDIA, protegendo legalmente o maciço e favorecer a efetiva implementação do Parque Municipal Urbano da Serra da Misericórdia - já previsto pelo Decreto n.º 33.280, de 16 de dezembro de 2010, com a ampliação do Centro de Educação Multicultural, trazendo ferramentas sustentáveis para enfrentamento aos problemas de ocupação desordenada, conservação, reflorestamento e lixo, trabalhando a educação-ambiental com arte-educação, contribuindo para o desenvolvimento cultural e sustentável da região. 




O QUE JÁ ACONTECEU...
Um espaço multicultural com iniciativas implantadas por arte-educadores e ambientalistas, num trabalho que se utilize da arte e cultura como ferramentas de base e que sirva ao bem comum, para amenizar e buscar soluções às questões sócio-ambientais da região, por meio de projetos que tratam:



Projeto Verdejando a Serra: 
O projeto propõe a implantação de um Viveiro de Mudas num sistema Agroflorestal adaptado às condições sociais, ambientais e econômicas para a área citada voltado para o reflorestamento de 01 (um) hectar experimental, com a promoção de oficinas de capacitação, conscientização e preservação do Meio-ambiente, priorizando o uso de espécies nativas do bioma da Mata Atlântica dentre elas, Frutiferas, espécies florestais com risco de extinção, com a criação de um horto e horta.

 

Projeto Moda Sustentável:
O objetivo da oficina é incentivar a ideologia de reaproveitamento e criatividade com consciência ecológica e sustentabilidade em vestuário. Disponibilizar diversos materiais e recursos criativos que possibilitem um Work-shop de customização, onde cada participante possa expressar seu lado artístico, pensando em desdobramentos para geração de renda, incentivando a economia solidária local através da criação de uma marca.
Blog: 
http://www.oficinamodasustentavel.blogspot.com/


 
Projeto Grafitti em Quadrinhos – “Contando a nossa própria história” 
É uma proposta que atua diretamente na formação cidadã do jovem quanto sujeito protagonista de ações a partir da Arte. Aborda-se neste trabalho uma proposta de pesquisa sobre a história da comunidade e criação artística sobre o tema, realizada através da linguagem das Histórias em Quadrinhos, que serão pintadas em Graffiti pela comunidade e reunidas em um Zine impresso.
Blog: 
http://graffitiemquadrinhos.blogspot.com/


 
Oficina “ESTAMPARTES – “Experimentos em Estamparia Artesanal’’ :
O objetivo da oficina é possibilitar ao participante a produção de estampas personalizadas e artísticas, visando formar um grupo de trabalho para atender demandas de produção nesse seguimento. É um projeto que visa promover aos jovens, moradores da região, condições de capacitação profissional, deixando-os instruídos para o mercado de trabalho.
Blog: 
http://projetoestampart.blogspot.com/




Projeto Círculo de Leitura:
Consiste em atividades de incentivo a Leitura nas 10 comunidades que compõem o Complexo da Penha/Caricó por meio de duas atividades complementares: Sala de leitura e Ações itinerantes. Estas oficinas são realizadas a fim de estimular a criatividade e o potencial de cada envolvido, através de um equilíbrio sustentável, promovendo continuidade na relação com os beneficiários, estimulando o hábito permanente e crescente à leitura.

Blog: 
http://projetocirculodeleitura.blogspot.com/


 
Ateliê de Produção Alternativa:
Estruturar um ateliê dinâmico para criação artística e produção, oportunizando artistas e alunos acesso com diversos materiais e ferramentas para arte, utilizando a linguagem expressiva como forma de troca de conhecimento, de maneira simples, inserida com o meio ambiente. Blog: 
http://oficinaproducaoalternativa.blogspot.com/


Oficina de Instrumentos Musicais Alternativos
A oficina de construção de instrumentos musicais alternativos é feita com materiais recicláveis, além da composição de trilhas sonoras, assim como apresentações musicais durante as quais são utilizados os instrumentos construídos nas oficinas. A integração é a base da ecologia, sendo assim é também a mais forte marca do projeto que reúne experiência em educação, sensibilidade artística e consciência ecológica.


Exposições Itinerantes e interativas 
Questões ambientais, pesquisa de instrumentos musicais e sensibilidade artística formam o tripé conceitual de “O Som do Lixo”. A interação do público com estes conceitos é o principal objetivo desta exposição interativa, que é um misto de palestra, apresentação musical, oficina de construção de instrumentos musicais alternativos, visualização de fotos, estudo de textos e do desenvolvimento de instrumentos feitos a partir do reaproveitamento de sucata.




ATIVIDADES PRETENDIDAS

  • Ampliação da rede de participação efetiva de diferentes segmentos em beneficio da comunidade: Os moradores, as escolas, Posto de Saúde, Associação de Moradores, Estudantes, Universidades, Instituições, Comerciantes, em parceria com órgãos Públicos e Concessionários.



  • Registro das ações de recuperação e conservação dos recursos naturais e desenvolvimento das atividades como resultado documentários, fotos e documentos digitais.


  • Reflorestamento de uma área experimental de 01 (um) hectare na Serra da Misericórdia com espécies florestais nativas do bioma da Mata Atlântica, visando a implantar um sistema Agroflorestal. Que sirva de referencia para o Parque Municipal Urbano.




  • Criação do Centro de Informações Ambiental sobre a Serra da Misericórdia e suas comunidades.



  • Levantamento de memória, através do resgate histórico do bairro, coordenado pelo mestre em História Alisson Pinheiro, formado pela Universidade Federal Fluminense - UFF e equipe de audiovisual.



  • Criação do Ateliê de Produção Artística e Geração de Renda - incentivando o empreendedorismo juvenil através da venda dos produtos artísticos confeccionados pelos participantes das oficinas, gerando renda para o grupo e manutenção das atividades;




  • Trabalhos permanentes envolvendo a Educação Ambiental, Arte-Educação e Agroecologia, tendo como temas transversais Juventude e Geração de Renda, Economia Solidária e Preservação do Meio-Ambiente.


  • Desenvolvimento de vivências de Educação Ambiental, por meio de trabalhos de agroecologia, conscientização, reaproveitamento, plantio e reflorestamento, utilizando do espaço para encontros de movimentos e manifestações culturais e sociais fortalecendo a cultura popular local;


  • Torna-se referência nesta área - Complexo da Penha, por meio de um Centro de Informações Ambiental da Serra da Misericórdia;


  • Criação de espaços que possam trabalhar a Geração de Renda através da promoção da criatividade, fortalecendo a economia criativa local e incentivando o empreendedorismo juvenil através da venda dos produtos artísticos confeccionados pelos integrantes das oficinas;


  • Promoção de eventos itinerantes nas comunidades ao redor da Serra, a fim de estabelecer o intercâmbio e parcerias com representantes locais, moradores e instituições, além da mobilização de investidores;


Nenhum comentário:

Postar um comentário